Olá primavera! Adeus queda de cabelo!
Os meses frios são os suspeitos do costume no que diz respeito à queda de cabelo. Se é verdade que a maioria das pessoas experiencia uma maior perda de fios nessa altura, saiba que as estações do ano não são as únicas culpadas deste fenómeno.
Existem outros fatores que podem estar a fazer com que desespere de cada vez que olha para a escova, depois de se pentear, ou se depara com os fios no ralo da banheira, depois de lavar o cabelo.
A boa notícia é que, seja qual for o motivo, existem cuidados que pode adotar para minimizar a queda de cabelo. Ao dedicar-lhe uma atenção redobrada, vai conseguir manter o cabelo bonito, forte e saudável ao longo de todo o ano.
Fatores responsáveis pela queda de cabelo
Tal como as estações do ano, o cabelo também tem um ciclo. O outono e a primavera correspondem a uma fase telógena, em que há uma pausa no crescimento do cabelo, e após a qual este começa a cair. Para além disso, existem outros fatores a ponderar:
- Há fases especiais no ciclo de vida da mulher e do homem que causam alterações hormonais significativas. Gravidez, pós-parto, menopausa e andropausa são alguns dos fenómenos fisiológicos que podem dar origem a uma crescente perda de cabelo.
- O cabelo danificado tem maior tendência para cair. Permanentes, colorações, descolorações, alisamentos permanentes, extensões, o calor do secador ou da placa de alisar e a exposição solar são fatores que fazem com o cabelo fique estragado.
- O stress pode alterar significativamente o ciclo de crescimento do cabelo. O cansaço, a preocupação e a ansiedade acima do habitual podem acelerar a fase telógena de um maior número de folículos e aumentar a queda dos fios.
- Uma alimentação pobre em proteínas e nutrientes essenciais contribui para que a queda de cabelo seja mais acentuada, uma vez que os micronutrientes, como as vitaminas e minerais, são parcialmente responsáveis pelo desenvolvimento dos folículos capilares.
- A poluição, fatores genéticosou alguns tipos de medicação são também outras causas que podem contribuir para um agravamento destes sinais.
Como combater a queda de cabelo
É então altura de adotar cuidados especiais para minimizar este problema. No seu dia a dia, procure reduzir os fatores responsáveis por esta queda mais intensa. Se possível, tente mesmo eliminá-los da sua rotina.
- As lavagens diárias não são desaconselhadas, mas aposte em champôs e/ou loções apropriados para a queda de cabelo e massaje o couro cabeludo com delicadeza.
- Na sua rotina capilar, integre também ampolas específicas para a queda de cabelo. Este tratamento em formato de monodose consiste em fórmulas com vários ingredientes ativos que estimulam o crescimento do cabelo e retardam a sua perda. As ampolas são muito fáceis de aplicar, bastando apenas fazer uma leve massagem no couro cabeludo.
- Penteie-se com suavidade e reduza ao máximo o recurso ao secador ou à placa de alisar. Se tiver de usar o secador, certifique-se que a temperatura não está muito alta e que o mantém uma distância mínima de 30 cm da cabeça. Puxar demasiado o cabelo durante a secagem e fazer apanhados também são práticas que convém reduzir.
- Evite usar produtos químicos, especialmente durante o outono. Se tiver mesmo de pintar o cabelo, não o faça mais do que uma vez por mês.
- A alimentação tem também um papel importante na saúde capilar. Infelizmente, nem sempre é possível manter uma dieta variada e equilibrada. Nessas alturas, pode recorrer a suplementos alimentares que vão fornecer nutrientes e substâncias essenciais, contribuindo para a saúde e beleza do seu cabelo quando este se encontra mais fragilizado.
Olá cabelo bonito, forte e saudável!
O cabelo é um reflexo da maneira como cuida do seu corpo e da sua saúde. Isto quer dizer que se mantiver um estilo de vida equilibrado e saudável, tal vai espelhar-se na aparência do seu cabelo.
Comece por introduzir ou alterar alguns hábitos: tente dormir bem, fazer uma alimentação equilibrada, beber água, praticar exercício físico e adotar rotinas que reduzam os níveis de stress e ansiedade.
Complemente estas alterações ao seu estilo de vida com tratamentos para a queda de cabelo, especialmente nas fases de maior perda.
Para que os tratamentos sejam eficazes, é fundamental que invista em produtos capilares adequados ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo.
No site da W2ME encontra um vasto e variado leque de produtos de cuidados específicos para a queda de cabelo. Se tiver dificuldade em descobrir qual a solução mais adequada para o seu caso, conte com a equipa de profissionais dedicada em ajudar a encontrar os artigos que melhor respondam às suas necessidades.
Deixe uma resposta